slideslide
 
 
 
 
ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM EQUIPAMENTO DE GINÁSTICA
A melhor qualidade para seu equipamento

Como cuidar da manutenção de equipamentos de academia?

Equipamentos para academia são ferramentas essenciais para o bom funcionamento do local. Além de mostrarem a “cara” da academia, são itens utilizados por muitas pessoas diferentes durante o dia, o que demanda alguns cuidados.

Para além da pandemia e dos cuidados com a higiene que devem ser redobrados nessa época, em situações normais também existem protocolos de cuidado e manutenção de equipamentos de academia que aumentam a vida útil dos mesmos e previnem problemas ou acidentes em seu estabelecimento.

Aparelhos de musculação são muito resistentes e feitos para suportar grandes pesos e durar muito tempo, porém se não forem tomados alguns cuidados bastante simples seus aparelhos de musculação podem acabar sofrendo um grande desgaste e tendo uma vida útil menor. 

Mesmo com a aparência de serem muito firmes, estes aparelhos possuem alguns pontos que necessitam maior atenção. Aqui você vai descobrir quais são os cuidados a ter com aparelhos de musculação para aumentar sua vida útil.

Confira aqui algumas dicas para cuidar de seus equipamentos de academia:

Elípticos e Bikes

Dois dos principais equipamentos para treinos de cardio e favoritos do aquecimento pré-musculação e de quem ama um bom aeróbico.

Muitas vezes os elípticos e bikes são negligenciados em manutenções e, por conta do descaso, podem apresentar problemas e até mesmo causar acidentes com alunos da academia.

Confira abaixo os cuidados com estes equipamentos:

Diário

Limpeza do painel e pegadores, retirando suor que pode danificar componentes eletrônicos;

Limpeza superficial principalmente do apoio de pés, para que a sujeira dos calçados não prejudiquem rolamentos e buchas;

Limpeza de hastes e/ou roldanas, devem ter sua superfície livre de oleosidade, para segurança do usuário e perfeita rolagem das roldanas;

Carenagem e chassis: limpeza e uso de protetor contra corrosão da pintura ou estrutura metálica.

Semanal

Película adesiva do painel não deve ter nenhum tipo de perfuração;

Aperto de parafusos e porcas, conferir estabilidade do equipamento, evitando danos estruturais.

Mensal

Bateria ou pilha: verificar se apresenta vazamento ou deformação;

Tensionamento de correia, limpeza interna (parte elétrica e eletrônica).

Equipamentos de musculação

Complementando os equipamentos de cardio, temos também os de força, utilizados na musculação. Estes, em sua maioria, costumam não ser equipamentos elétricos e eletrônicos, por isso, muitas vezes são esquecidos nas manutenções.

Porém, os devidos cuidados com equipamentos de musculação também são importantíssimos para a segurança dos alunos e para a conservação dos produtos.

Confira abaixo os cuidados com estes equipamentos de academia:

Diário

Limpeza do assentos e encostos, para retirar o suor que pode danificar as capas de proteção da espuma;

Limpeza superficial dos apoio de pés, para que a sujeira dos calçados não prejudique os rolamentos;

Limpeza de apoio de braços e mãos, para eliminar a sujeira e oleosidade e garantir a segurança e higiene para os usuários;

Limpeza de chassis: limpeza e uso de protetor contra corrosão da pintura ou estrutura metálica.

Semanal

Limpeza de carenagem;

Lubrificação das hastes, se indicado para equipamento;

Aperto de parafusos e porcas, conferir estabilidade do equipamento, evitando danos estruturais;

Mensal

Verificação de cabos de aço: estes não devem apresentar deformação (amassados, torções e perfurações) e oleosidade;

Verificação de pegadores e puxadores;

Verificar roldanas: realizar o giro sem travamento e sem oleosidade, não devem apresentar amassados, torções e perfurações.

Dicas de limpeza e lubrificação

É indicado o uso de água e detergente neutro para a limpeza dos equipamentos. Para reforçar, a limpeza pode contar com álcool, porém o produto é abrasivo em ferragens, então indicamos a limpeza com álcool e, em seguida, uma limpeza com água e detergente para retirar o álcool do equipamento.

Para lubrificar os equipamentos, utilize desengripante nas juntas dos aparelhos. Lubrifique também as guias de peso com o produto.

Com todas essas dicas de manutenção de equipamentos de academia, ficou mais fácil manter esses itens bem conservados por muito tempo, não é mesmo? Melhor ainda se os produtos forem de qualidade e durabilidade alta! 

Tecnologia do Google TradutorTradutor